quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Depois da saga de colocar currículo para todos os lugares possíveis aqui de salvador e percorrer todos os shoppings, restaurantes e lanchonetes da cidade, posso contar a vocês: estou empregada! Foi difícil, mas foi mais uma conquista na minha vida.

A dificuldade já começou na hora de fazer o currículo. Ia colocar mais o que alem do meu endereço, telefone e da escola que estudei? Tudo bem que tenho uma vasta experiência em administração financeira e contato com clientes, mas isso eu não poderia colocar de jeito nenhum! Se o cara perguntasse onde eu tinha trabalhado eu tava ferrada... e com certeza ele ia perguntar. Preferi me fazer da malandragem carioca, fazendo a tática da letra gigante e do espaçamento maior ainda. Quem olhava de primeira ate achava que eu tinha era muita coisa no currículo!

Currículo, foto 3X4 e pastinha na mão, lá fui eu pelas ruas de Salvador. Deixei em muitos lugares e ouvi muitos: qualquer coisa a gente te liga. Era quando eu tinha certeza de que não ia rolar nada, mas fazer o que né, pelo menos eu tinha tentado. Pois bem, estou eu em casa, quando o telefone toca. Corri para atender como uma louca, mas tentando mostrar tranqüilidade:

- Alo?!
- Alo, é a Dora?
- (eu não sabia se falava que sim ou que não, mas no susto, disse que sim.) sim, é a Dora, quem é?
- Oi Dora, aqui é a Fabiana, você deixou seu currículo aqui na loja na semana passada.
- Sim! Deixei.(não é que eles ligaram mesmo?!)
- Você pode vir aqui amanha as 9h para uma entrevista?

Nossa! Eu nem podia acreditar, minha primeira entrevista de emprego. Claro que eu disse que podia. E estava lá, no horário e local combinado, sem saber muito bem o que falar, mas estava. Quando chegou a minha vez eu quase morri, não sabia o que o cara ia perguntar, muito menos o que eu ia responder. Entrei.

- Oi Dora, boa tarde(naquela altura já era boa tarde, ou vocês estavam pensando que eu fui mesmo atendida as 9h?)
- Boa tarde
- Eu vi seu currículo, e resolvemos te chamar para conversar.
- (eu só balançava a cabeça, igual aqueles cachorrinhos que tem em carro sabe?)
- o que você pretende aqui na nossa empresa Dora?
Essa me matou. E ai, o que eu ia responder depois dessa? Resolvi falar a verdade:

- na verdade eu não sei ainda. Eu estou meio que me conhecendo sabe? Esse é o meu primeiro emprego, e eu confesso que ainda estou um pouco perdida com essa vida nova. Acabei de chegar do Rio, estou me adaptando aqui ainda, então é uma fase nova na minha vida. Com certeza uma fase definitiva e que vou dar tudo de mim, mas não sei dizer ainda o que espero desse emprego, até porque nem sei o que ele tem para me oferecer e em que podemos trocar.

O cara ficou olhando para a minha cara meio embabacado, me fez mais meia dúzia de perguntas idiotas e disse que qualquer coisa me ligavam. Eu pensei: perdi a chance! Meu Deus! Eu não era para ter dito aquilo, era para dizer que eu queria crescer no trabalho, que era muito importante para mim, que o meu defeito era ser perfeccionista, sei lá, qualquer coisa, menos aquilo. Mas fazer o que? Já tinha falado, só me restava pegar minha pastinha, colocar embaixo do ombro e continuar procurando. E aprender a não falar mais merda.

Dois dias depois o telefone toca denovo. Não é que era da loja? Isso mesmo, eu estava empregada. Nossa! Não acreditei, não estou acreditando até agora para falar a verdade. Começo na próxima segunda-feira. Não sei ainda o que estou sentindo, apesar de saber que é bom estar trabalhando e ganhar um dinheirinho, mesmo que seja pouco. Mas ao mesmo tempo fico com medo. Medo de não saber o que fazer, de ficar com vergonha, de ninguém gostar de mim.

Mas tenho certeza que vai passar, vai dar tudo certo, como está dando!

Um comentário:

  1. legal Dora. Agora te empenha pra ser uma super vendedora. se precisar de dicas é só pedir

    ResponderExcluir